Cinco estudantes do Ponto de Cultura Cepro – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras foram aprovadas em processos seletivos do Instituto Federal Fluminense – IFF para o ano letivo de 2026. Quatro alunas conquistaram vagas no curso superior de História, por meio do Pré-Vestibular Social, e uma foi aprovada no curso técnico de Eletrônica integrado ao ensino médio, a partir do Cursinho Popular do Cepro – “Pré IFF”.
As aprovações no ensino superior são resultado da atuação do cursinho popular mantido pelo Cepro em parceria com o Governo Federal, por meio do CPOP, uma Rede de Cursinhos Populares, que também concedeu bolsas mensais de R$ 200 às participantes.
As estudantes aprovadas no curso de História do IFF são Alice Soares, Alana Soares, Dariele Silva e Maria Eduarda Souza. Já Marianna Borges ingressará no curso técnico de Eletrônica da instituição. Todas participaram do preparatório oferecido pelo Cepro, voltado à preparação para o vestibular do IFF e para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, com aulas regulares e acompanhamento pedagógico.
De acordo com Guilhermina Rocha, presidenta do Cepro “mesmo em um cenário desafiador, os cursinhos populares seguem sendo espaços de resistência e de oportunidade. Eles ajudam a garantir que jovens da rede pública e de comunidades vulneráveis não percam a chance de realizar o sonho de entrar no ensino técnico federal e no ensino superior. No Cepro, a gente acolhe desde a infância até a chegada à universidade, porque acredita que a educação, quando é acessível a todos, transforma vidas”.
A coordenadora do projeto, Brenda Iolanda, destacou que o pré-vestibular social atua para além do conteúdo acadêmico e inclui também o chamado “Pré-IFF”. “É uma oportunidade concreta de transformar vidas por meio da educação. O objetivo é preparar jovens da rede pública com qualidade e acolhimento, oferecendo não só conteúdo, mas também suporte emocional e financeiro. Por isso, é fundamental fortalecer o vínculo com o Governo Federal, já que esse projeto gera resultados”, disse.
A Rede de Cursinhos Populares integra políticas públicas voltadas à ampliação do acesso de estudantes de baixa renda a instituições federais de ensino, consideradas estratégicas para a formação profissional e o desenvolvimento regional. Novas aprovações em outras instituições de ensino devem ser divulgadas em breve.





