Atriz Veggari, do filme Abzurdah, revela luta contra anorexia e bulimia: “Lutei para viver”

A atriz Veggari, aos 29 anos, carrega consigo uma história de superação. Aos 16, ela enfrentou a anorexia e a bulimia, transtornos alimentares que quase a consumiram. Hoje, anos depois, ela compartilha sua jornada de cura e como o papel de Camila, no filme Abzurdah (2015), fez com que ela revisse a dor de sua juventude. “Eu lutei para viver. Aos 16, quase me perdi de mim mesma”, revela Veggari.

Quando Vivian Veggari recebeu o convite para interpretar Camila, uma das amigas de Cielo (vivida por María Eugenia Suárez) no filme Abzurdah, ela sabia que o papel exigiria muito mais do que uma simples atuação. Baseado no livro de Cielo Latini, o filme retrata a angústia de uma jovem que, assim como a própria autora, vive um grande conflito com sua imagem e seu corpo, culminando em transtornos alimentares graves.

Para Veggari, essa conexão com a personagem foi imediata. “Foi como se a personagem me chamasse. Eu vivi aquilo. A pressão para ser magra, a busca pela perfeição… No filme, eu via minha própria história sendo contada”, afirma a atriz.

As filmagens, realizadas em Buenos Aires, foram um processo intenso para Vivian Veggari. Além de lidar com as emoções da personagem, ela foi forçada a revisitar partes de seu passado doloroso, algo que a arte pode fazer de maneira única: trazer à tona questões pessoais que muitas vezes estão adormecidas. “Foi um processo difícil, mas também de cura. Cada cena foi um confronto com as minhas próprias lembranças. Eu estava ali, mas também estava me curando enquanto atuava”, explica.

Antes de Abzurdah, Vivian Veggari já havia mostrado seu talento em papéis importantes na televisão e no cinema. Em 2013, ficou conhecida pelo público ao interpretar Nicole em Chiquititas (SBT), um dos papéis mais lembrados de sua carreira. Em 2021, ela fez parte do elenco da série De Volta aos 15 (Netflix), uma produção que também a permitiu refletir sobre questões da juventude e da identidade. “A série foi uma oportunidade de olhar para o que vivi na adolescência, e, de certa forma, se conectou com o que passei”, afirma Veggari.

Com uma carreira que se expandiu entre teatro, cinema e televisão, ela também brilhou em filmes como Berenice Procura (2017) e Doce Encanto (2021). No entanto, foi em Abzurdah que ela encontrou uma conexão profunda com a personagem, algo que nem mesmo ela imaginava ao aceitar o papel. “A interpretação de Camila foi um reencontro com uma versão de mim mesma. Eu estava revivendo sentimentos que nem sabia que estavam guardados. Esse papel me trouxe à tona muitas emoções que foram fundamentais para meu processo de cura”, afirma Veggari.

Hoje, aos 29 anos, Vivian Veggari usa sua visibilidade para conscientizar sobre os perigos dos transtornos alimentares e também para apoiar pessoas que enfrentam desafios semelhantes. “O caminho de recuperação é longo e difícil, mas é possível. Eu mesma demorei a pedir ajuda, mas, quando o fiz, encontrei apoio e cura. E, de certa forma, isso foi possível também porque a arte, em suas várias formas, sempre me ajudou a ressignificar minha dor”, conta.

Veggari e María Eugenia Suárez (Reprodução: Internet)

“Aos 16 anos, eu não sabia como sair daquele lugar. Hoje, sei que minha vida é minha. E se minha história puder ajudar alguém a encontrar a força para mudar, já terá valido a pena”, finaliza Veggari, com a convicção de quem venceu um dos maiores desafios da vida.