Para essa celebração especial, novo cartório se torna referência regional com estrutura modernizada e atendimento humanizado
O clima de celebração e amor tomou conta de Rio das Ostras em relação aos casamentos. No Cartório do 1º Ofício da cidade o número de casamentos civis apresentou um crescimento expressivo em 2025. Segundo dados da unidade, em 2024 foram registradas 791 cerimônias, mas neste ano, até o dia 10 de dezembro, o número já foi superado, alcançando 826 casamentos, um aumento que demonstra maior procura pela formalização da união.
Essa tendência acompanha o movimento registrado em todo o Brasil. Em acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil contabilizou 948.925 casamentos civis em 2024, um crescimento de 0,9% em relação ao ano anterior. Foram 8.126 cerimônias a mais em 12 meses, confirmando a retomada gradual dos números após períodos marcados por instabilidade econômica e pelas restrições impostas pela pandemia.
Porém, em Rio das Ostras, esse crescimento tem características próprias, e quem vive a rotina do cartório percebe as mudanças de perto. Uma estrutura renovada e atendimento humanizado impulsionam a procura por novos matrimônios. E há quem diga que maio é o mês preferido das noivas. Mas, na verdade, os três primeiros e os três últimos meses do ano são, estatisticamente, os que têm maior índice de registros de casamentos civis no município. Só em janeiro e outubro de 2025 foram registrados 95 e 98 cerimônias, respectivamente.
Para o Tabelião responsável do 1º Ofício, Robson Martins, que assumiu a gestão no ano de 2024, o aumento de casamentos não se trata apenas de números, mas do impacto da modernização do cartório e da eficiência no atendimento.
“Estamos nos tornando uma referência regional. As pessoas percebem que existe organização, acolhimento e dignidade para esse momento tão importante. Antes, os casamentos eram por ordem de chegada e, hoje, seguimos com tudo agendado, data e horário. Agora, os noivos chegam mais tranquilos para viver este momento especial, junto com suas famílias e amigos”, afirma.
Robson informou que os casamentos acontecem às quartas, após às 17h, e aos sábados, das 9h em diante, totalizando cerca de 30 cerimônias por semana, sendo que aos sábados, chegam a ser realizados até 25 casamentos. Além disso, o processo de habilitação, em geral, leva 30 dias, mas pode ser ajustado em situações específicas.
Em acordo com o Tabelião, além das cerimônias, também cresceu a procura por uniões estáveis, que muitas vezes são lavradas por exigência de planos de saúde e empresas. Em alguns períodos, ultrapassa até o número de registros de casamento.
Independente das formas de união, pensando em tornar essa celebração ainda mais especial e acolhedora, Robson também compartilha um projeto futuro para o cartório, que é uma sala exclusiva para casamentos, disponível todos os dias, com espaço para convidados, mesa para bolo, espumante e ambiente intimista. “É uma estrutura que os grandes cartórios têm e que, futuramente, queremos oferecer aqui também, em virtude da alta procura na região”, destaca.
Cidade atrai novos moradores e casamentos
Com o fato de Rio das Ostras ser um lugar de muitos encantos, com natureza exuberante e em região petrolífera, a escrevente substituta do Registro Civil das Pessoas Naturais – RCPN, Alice Fortes, observa que o crescimento da cidade influencia diretamente os números.
“Existe um fluxo migratório muito grande. Pessoas de todo o Estado do Rio de Janeiro, de outros Estados e até do exterior estão vindo morar aqui pela qualidade de vida e custo mais baixo de moradia. A maioria dos casais que atendemos não são nativos”, explica.
Alice também percebe que a mudança de endereço e a nova gestão no cartório despertaram curiosidade na população. “Sempre houve uma cultura de cartório com cara de serviço público precário. Hoje é o contrário: ambiente confortável, atendimento acolhedor e possibilidade de parcelamento no cartão, algo que não existia antes. Isso facilitou demais a vida de quem quer casar”, destaca.
O casamento civil custa R$ 1.549,00, sendo que este valor inclui todas as etapas do processo, como a habilitação e a celebração. Alice destaca ainda que a gratuidade tem sido usada somente por quem realmente é carente, porque o cartório é rigorosamente fiscalizado pelo Tribunal de Justiça e FUNARPEN – Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais, exigindo o preenchimento de vários documentos e requisitos legais. Como a forma de pagamento foi facilitada então houve uma mudança de comportamento das pessoas em relação à construção desse sonho, pois antigamente muitos utilizavam tal gratuidade indevidamente para depois fazer festas ou viagens, prejudicando os realmente necessitados.
Já para quem celebra boa parte das cerimônias civis, casar com qualidade faz toda a diferença. O juiz de paz, José Mauro de Almeida Cardoso, atua há dez anos na função e afirma que a mudança foi transformadora.
Ele também atuou no antigo cartório e percebe a mudança não só no ambiente, mas também nas pessoas. “Antes, a estrutura dava muito trabalho, era precária. Agora temos um ambiente digno, bonito e organizado. As pessoas elogiam bastante e isso nos motiva ainda mais”, diz José, lembrando ainda que as cerimônias aconteciam apenas aos sábados e, atualmente, também são realizadas durante a semana para suprir a demanda. “Eu tento tornar a cerimônia especial, porque muitos casais só têm esse momento para celebrar”, completa.
A percepção de quem se casou: acolhimento e emoção
A noiva Fernanda Dantas Alves, que se casou recentemente no cartório, conta que a experiência superou as expectativas e que está muito feliz com essa realização.
“Eu me senti muito acolhida. O juiz foi simpático, nos deixou à vontade e explicou tudo conforme a lei. Estou chegando agora na cidade, e foi importante sentir esse cuidado. A estrutura é muito bonita e apropriada para o momento. Nossa família também se sentiu muito bem e todos sentiram essa energia”, contou emocionada.
Mais do que números, é um novo capítulo para quem escolhe Rio das Ostras para se casar. O crescimento dos casamentos mostra não apenas o aumento populacional, mas também a busca por atendimento digno, organizado e humanizado. Com estrutura renovada, flexibilidade administrativa e financeira, com um ambiente que valoriza o momento, o Cartório do 1º Ofício de Rio das Ostras se consolida na Região dos Lagos como um espaço onde histórias começam e, começam muito bem.





