Entre os dias 22 e 27 de abril, durante a Semana Fashion Revolution 2025, o município de Rio das Ostras, no interior do Rio de Janeiro, recebe a Mostra de Cinema “Ponto sem Nó”, iniciativa em parceria com o Itaú Cultural Play, que reúne filmes, documentários e rodas de conversa para discutir a influência da moda no planeta e nos modos de vida das pessoas. A programação, com entrada gratuita, será realizada em cinco locais distintos da cidade e conta com a participação de especialistas convidados e voluntários do movimento Fashion Revolution Brasil, que conduzirão os debates após as sessões.
A mostra tem como objetivo provocar reflexões sobre como a moda está ligada a temas centrais da contemporaneidade, como emergência climática, racismo, LGBTfobia e exploração do trabalho, buscando evidenciar práticas convencionais da indústria e caminhos possíveis para transformações mais justas, sustentáveis e baseadas em saberes locais.
Confira a programação dos filmes no link: https://fashionrevolutionbrasil.org/eventos/lista/?tribe_city%5B0%5D=10253-10378-10400-10442-10546.
LOCAIS – As exibições ocorrerão na Confraria do Jamelão (Rua Vitória, quadra 17 lote 2, bairro Recreio), Fundição Escola de Artes e Ofícios (Rua Beija-flor, Colinas), Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – CEPRO (Avenida das Flores n° 394, Residencial Âncora), Centro Cultural Solar (Rua Paulo Viana, 163, Centro) e na Praça José Pereira Câmara, tradicional ponto de encontro da cidade.
MANUALIDADES DE RUA – No dia 26 de abril, sábado, será realizada uma ocupação na Praça José Pereira Câmara, o Dia das Manualidades na Rua, que acontece ao mesmo tempo, no mundo todo. Em Rio das Ostras ele é chamado Dia das Manualidades na Praça e conta com uma tenda onde os transeuntes poderão conversar, assistir a minidocumentários, aprender a pregar um botão, fazer um cerzido naquela roupa que adora e, quem sabe, ajudar a costurar a Bandeira de Retalhos Fashion Revolution Rio das Ostras. A ocupação acontece das 10 às 17h.
Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade de promover o pensamento crítico e a participação cidadã por meio do audiovisual e das manualidades. “A escolha dos filmes busca instigar o público a repensar sua relação com o consumo, além de apresentar alternativas que respeitam os direitos humanos e o meio ambiente”, explica Patrícia Depiné.
O Fashion Revolution, movimento global presente em mais de 90 países, é conhecido por mobilizar ações em prol da transparência e responsabilidade na cadeia produtiva da moda. No Brasil, o coletivo atua em diversas frentes, entre elas a educação para o consumo consciente e a valorização de práticas locais de produção têxtil.
A programação detalhada do evento pode ser consultada nas redes sociais dos organizadores ou no link https://fashionrevolutionbrasil.org/eventos/lista/?tribe_city%5B0%5D=10253-10378-10400-10442-10546.
Para participar dos bate-papos, não é necessário fazer inscrição prévia. As sessões são indicadas para maiores de 14 anos.
O evento integra um circuito nacional promovido por coletivos culturais e ambientais e conta com apoio de instituições locais. Em Rio das Ostras, a ação tem parceria com espaços culturais públicos e de organizações da sociedade civil, buscando aproximar o debate da população e dos territórios mais diretamente afetados pelas desigualdades geradas pelos modelos tradicionais da indústria.